Há quatro anos um jornalista, um fotógrafo, uma especialista em perfumaria e outra em criação de marcas partiram em uma missão especial: percorrer a América Latina em busca de inspirações para uma nova linha de produtos da Natura.
Foram cinco viagens entre as regiões da Patagônia, no Chile e Argentina, e dos Andes, no Equador, Peru, Bolívia, Argentina e Chile. De cada região trouxeram inspirações, transformadas em produtos que revelam a essência de cada lugar.
Andes
Os Andes revelaram-se coloridos à equipe, principalmente pela expressão de seu povo – descendente de índios e europeus. Os nativos fizeram do Altiplano Andino, a 4.000 metros de altitude e tão carente de exuberância vegetal, um lugar vibrante, com suas músicas, malhas de lã tingida e cultivo de vegetais coloridos, como milhos (azuis, pretos, roxos e amarelos) e batatas. A população da região reverencia a Mãe Terra, chamada de Pachamama, através de oferendas perfumadas.
Um dos cheiros desses rituais de agradecimento vem do palo santo, uma madeira que exala um perfume marcante ao ser queimada, como se fosse incenso. O óleo essencial, extraído dos frutos dessa árvore, foi escolhido para criar a Essência de Natura Amor América Palo Santo, que representa a cultura e os hábitos do povo andino, junto com Los Misterios, usado para perfumar o ambiente. Também foi criado o Sal de Banho Kachi, inspirado nos desertos de sal da América Latina.
A viagem não terminou e seguirá em busca de cheiros, paisagens, hábitos de outros ambientes culturais, na tentativa de conhecer, de se reconhecer e de integrar um pouco mais esta nossa fascinante América.
Patagônia
A Patagônia é uma região praticamente desabitada, de inóspita e exótica beleza. Suas paisagens são grandiosas, com um céu tão azul que magnetiza o olhar do visitante. Em meio a essa vastidão árida e gelada, cresce a paramela, um arbusto que sobrevive a duras condições do clima e a ventos cortantes, confundindo-se facilmente com um mato qualquer. Suas folhas escondem um óleo perfumado, de aroma fresco e frutado, que, nas estações quentes, espalha-se pelo ar. Originalmente, é usada pela população nativa em chás contra a gripe, mas reza a lenda que os índios esfregavam esta planta no corpo para atrair as mulheres, atribuindo-lhes poderes afrodisíacos.
Foi inspirada nesta amplidão e no frescor da paramela que a Natura criou a Essência Paramela, o Óleo para o Corpo Misqui e a Emulsão Mentolada Paine, que, de forma sensorial, é um convite para momentos de relaxamento e inspiração. “A viagem à Patagônia foi muito instrospectiva, de pouco contato com outras pessoas. Cada um se voltou para si mesmo, e a emulsão lembra um pouco essa experiência”, lembra Maria Paula Fonseca, do Núcleo de Criação e Submarcas da Natura.
quarta-feira, 26 de março de 2008
Natura Amor América
Postado por Marleide Cosméticos
Marcadores: amor america, amor américa, natura, palo santo, paramela