quinta-feira, 13 de março de 2008

Natura Palo Santo e Paramela


O olhar do coração nos revela um mundo que não obedece às leis dos homens, mas à lei da vida.
O olhar do coração nos mostra que a Terra e suas florestas não têm bandeira, que os riso atravessam os países sem perceber fronteiras.
Esse novo olhar nos revelou a América Latina, terra que nos abriga. Foi viajando por ela que experimentamos a Beleza, o Prazer e a Riqueza de se colocar a caminho levados pelo olhar do coração!

Simplesmente único!

O "palo santo" pode ser encontrado nas lojinhas da Calle Caracoles, em San Pedro do Atacama. Lascas da madeira perfumada são usadas por moradores do Altiplano Andino como uma espécie de incenso, para purificar ambientes e espantar maus espíritos, ou em rituais indígenas. Para a Natura, o "palo santo" agora tem ainda um outro significado: é um dos primeiros ativos escolhidos pela empresa para representar a biodiversidade latino-americana na linha recém-lançada Amor América.

Ela começou a ser concebida há quatro anos e representa um importante passo da empresa rumo à internacionalização. A idéia era encontrar no continente novas fragrâncias que traduzissem a cultura e a identidade da região. A primeira equipe exploratória da Natura, capitaneada pela então gerente de produtos Maria Paula Fonseca, foi a Cuzco, no Peru, e depois à Bolívia. Entrevistou moradores, visitou mercados, conversou com antropólogos e chegou ao "palo santo", uma árvore que cresce junto aos Andes. O processo quase chegou a ser abortado porque tirar o óleo a partir das árvores seria insustentável. A solução veio de uma universidade no Peru, que em pesquisas vinha obtendo o óleo a partir do fruto do "palo santo".

Hoje, a Natura mantém um acordo com a ONG Naturaleza y Cultura, que orienta uma comunidade no sul do Peru na colheita dos frutos do "palo santo". Para evitar que a colheita afete a reprodução das árvores, apenas 10% dos frutos são retirados. O "palo santo" tornou-se uma nova fonte de recursos para a comunidade, antes baseada apenas na criação de cabras e na agricultura. A estratégia é parecida com a da linha Ekos, baseada na biodiversidade brasileira.

Do ativo "palo santo" foram lançados três produtos: a essência/perfume Palo Santo, o sal de banho Kachi (que na língua indígena quéchua significa sal) e o Los Misterios, um produto formado por uma cuba e pastilhas de cerâmica e um óleo aromatizador de ambientes. No caso do Los Misterios, a Natura se inspirou em um ritual dos povos da montanha, que queimam pastilhas de açúcar e cal junto a lascas de "palo santo" - as pastilhas representam desejos alcançados ou por alcançar.

Além do "palo santo", a linha Amor América tem a fragrância Paramela, feita com o óleo tirado de um arbusto que cresce na região da Patagônia. A colheita é feita no fim do verão/início do outono na região do lago Buenos Aires/General Carreira e a planta é transportada por 600 quilômetros. Em uma fábrica na Argentina, é feita a destilação. O óleo essencial é então levado para a fábrica da Natura, em Cajamar (interior de São Paulo), onde serão feitos três produtos com o ativo paramela: a essência Paramela, o óleo corporal Misqui, e o creme mentolado Paine, para ser usado nas têmporas e atrás do pescoço.

Os novos produtos serão vendidos a partir de março no Brasil e lançados nos outros países em que a Natura opera - inclusive França - ao longo de 2008, segundo Fernando Del Mar, gerente de produto da linha Amor América.